B3-Investimentos‎ > ‎

Livros

  • Investindo em ações no longo prazo: Através da anãlise de mais de 200 anos de dados, Jeremy Siegl demonstra neste livro que ações são o melhor investimento para o longo prazo, batendo dólar, ouro ou bonds do tesouro americano. Para mim foi o turning point - depois de ler o livro fiquei convencido que investir em ações era o melhor para meu futuro e o da minha família. Se você ainda não tem certeza que o mercado de ações é para você, este livro tem argumentos científicos que demonstram a validade desse tipo de investimento.
 
  • O Investidor Inteligente: Não conheço nenhum holder que não tenha lido ou pelo menos tomado conhecimento do conteúdo dessa obra-prima de Benjamin Graham. Graham foi o "fundador" da escola de investimentos de valor (Value Investing) que preconiza que podemos extrair melhor retorno do mercado quando encontramos grandes assimetrias entre o preço de um ativo e seu valor intrínseco. Graham tenta aqui simplificar a análise para que o investidor médio possa encontrar sozinho o "valor justo" de uma ação. E para que invistamos de maneira a minimizar perdas, Graham introduz o conceito de Margem de Segurança. Seguindo à risca seus preceitos, dificilmente teremos grandes perdas. 
 
  • Faça Fortuna com Ações (antes que seja tarde): Apesar do título fanfarrão, o livro é sério. O livro do Décio Bazin traz relatos de sua experiência no tempo em que o pregão ainda era em viva voz. Nos capítulos iniciais Bazin dá um panorama da psicologia de mercado. Na parte 2 do livro ensina como diferenciar preço de valor. Na parte 3 frisa quão importantes são os dividendos para o investidor pessoa-física. Na parte 4, capítulo 2, ensina seu método de investimento baseado em dividendos. Se alguém duvida que funcione, além do próprio Bazin ter se tornado multimilionário, Luiz Barsi Filho, hoje bilionário e o maior investidor pessoa-física da bolsa brasileira, também adota esse método. O sr. Barsi seguidamente menciona este livro em suas entrevistas.
 
  •  Fora da Curva: Livro organizado por Florian Bartunek Giuliana Napolitano e Pierre Moreau. O livro trás insights de alguns dos maiores gestores de fundos no Brasil. Vale para entender a mentalidade desses competentes gestores, que já passaram por todas as etapas dos ciclos econômicos.
 
  • Mastering the Market Cycle: Falando em ciclos, esta obra-prima de Howard Marks lançada no fim de 2018 trata justamente dos ciclos de mercado e fornece parâmetros para nos posicionarmos nos melhores momentos desses ciclos. A must read. Infelizmente, como boa parte da literatura mais atual, está em inglês e ainda não há tradução.
 
  • A Bola de Neve: Biografia autorizada de Warren Buffet - o maior investidor de todos os tempos. A autora, Alice Schroeder, era redatora do The Wall Street Journal e saiu do emprego para biografar Buffet, passando 5 anos convivendo com o mega-investidor e entrevistando pessoas próximas. Buffet é discípulo confesso de Ben Graham, e começou a investir muito cedo dentro da filosofia do Value Investing. Mais tarde, com o contato com Charlie Munger, passou a investir também em empresas consideradas Blue Chips. No entanto seus grandes feitos sempre se deram através da compra de ativos sub-precificados pelo mercado - e o livro é recheado de exemplos. Claro, também traz aspectos da vida pessoa do Buffet, traços de personalidade e deslizes. Cabe a nós aproveitarmos o que tiver de positivo dessa figura marcante na história do mercado de ações. 
 
  • Charlie Munger - The Complete Investor: Este livro de Trenn Griffin não é exatamente uma biografia do mega-investidor Charles Munger, sócio e amigo de Warren Buffet. O foco da obra é o aspecto comportamental do investidor. Baseado em entrevistas, biografias e discursos de Charles Munger, o autor mostra a obsessão de Munger por ler e aprender, além de outros aspectos que Munger salienta como essenciais para um investidor ter sucesso no longo prazo. Não é o livro mais completo sobre Munger, mas em compensação é muito claro e objetivo, cheio de "dicas" para os investidores novatos.
 
  •  Administração Financeira: Líder de mercado nos Estados Unidos, Corporate Finance chega ao Brasil em uma nova versão que incorpora o conhecimento e as práticas brasileiras. Com revisão técnica e adaptação ao mercado brasileiro do prof. Roberto Lamb, da Escola de Administração da UFRGS, a obra contextualiza o conteúdo norte-americano à realidade brasileira. É a obra que selecionei como livro-texto para minha disciplina de Análise Fundamentalista na Unipampa.
 
Corporate Finance, 10th edition
  • Avaliação de Investimentos: Para quem quer fazer avaliações de empresas (valuation) de forma independente, esta aqui é a bíblia do assunto. Aswath Damodaran é professor da Leonard Stern Business School da New York University, e é a grande referência mundial em valuation. O livro traz exemplos bem explicados e o site de apoio do livro tem apresentações e planilhas à disposição de quem quiser tirar dúvidas e exercitar o que foi aprendido (planilhas e apresentações em inglês). É leitura incontornável para aprender valuation.
Avaliação de Investimentos by Damodaran

  •  Princípios (by Ray Dalio): Este livro é um compêndio de princípios do famoso e bem sucedido investidor dono do fundo Bridgewater. Esses princípios dão direção e sentido para as tomadas de decisão tanto de Ray Dalio em sua vida particular quanto no fundo que dirige. O livro é dividido em princípios para as mais diferentes situações, mas o que mais chama atenção é a ênfase na transparência completa (full transparency), que é um dos motivos do grande sucesso do fundo Bridgewater. Com a transparência completa, os erros não são mais varridos para baixo do tapete - ao invés disso, são trasidos à tona como subsídios para melhorias de processos. Ou seja, erros são tolerados, desde que deles se possa tirar conclusões que melhorem processos e sistemas da empresa. É uma leitura mandatória para quem pensa em empreender, seja no mercado financeiro ou fora dele. Desenvolvendo esses princípios, Ray Dalio saiu de uma bancarrota no fim dos anos 70 para ter uma empresa das mais bem-sucedidas no ramo dos hedge funds americanos.
 
Princípios, de Ray Dalio